Como configurar rede sem-fio (WEP) no Ubuntu sem modo gráfico

Aqui no trabalho estamos em processo de implantação do serviço OpenLDAP que servirá para a centralização do gerenciamento dos usuários de nossa rede. Um dos primeiros serviços que utilizarão o LDAP será o nosso controlador de domínio (samba).

Todas as estações de trabalho rodam Ubuntu. Para que os usuários passem a logar no domínio, realizamos uma pequena configuração no S.O. que substitui a autenticação no passwd local pelo fornecido através do LDAP. Daí vem o problema que originou este post. Para que esta configuração funcione corretamente, a estação precisa estar com o serviço de rede ativo antes do usuário realizar o logon. Pois só assim o computador conseguirá acessar o diretório de usuários que está no host remoto.

Para isto, quando você dispõe da interface gráfica (GNOME) , basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do gerenciador de redes e escolher a opção 'Editar conexões'


Selecione a conexão ativa e clique no botão 'Editar', e na janela que é apresentada na seqüência, marque as opções 'Conectar automaticamente' e 'Disponível para todos os usuários'.


Quando não encontra-se instalado no computador em questão, o ambiente gráfico, para configurar a rede sem-fio (WEP), basta editar o arquivo interfaces com seu editor de texto favorito.

vi /etc/network/interfaces


e deixá-lo parecido com:

# Caso IP dinâmico
auto wlan0
iface wlan0 inet dhcp
    wireless-essid NOME_REDE
    wireless-key s:SENHA

ou

# Caso IP estático
iface wlan0 inet static
    address 192.168.0.14
    netmask 255.255.255.0
    gateway 192.168.0.1
    wireless-essid NOME_REDE
    wireless-key s:SENHA


Onde NOME_REDE é o nome de sua rede sem-fio e SENHA é a senha do seu access point. O 's:' na frente da senha é necessário para indicar ao sistema que a senha é do tipo ASCII. Se for usada a configuração em modo terminal em uma máquina que disponha de interface gráfica, será necessária a remoção do network-manager para que esta faça efeito.

$ sudo apt-get remove --purge network-manager

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perspectivas do Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

Mega-Tutorial Flask | The Flask Mega-Tutorial (pt-BR)

Mega-Tutorial Flask | The Flask Mega-Tutorial (pt-BR) | Parte II